Autor(es): CLAUDIOMARA PIRES GAMA

Palavras-chave: Programação, Jogos eletrônicos, Cultura Pop, Tecnologia.

Defendido/Publicado em: 2020-12-11

Orientador(a): Andherson Prado Campos

Curso: Arquitetura e Urbanismo


As tentativas de criar formas de entretenimento e diversão através das tecnologias, que vão desde os dispositivos radares usados nas guerras, aos computadores mais antigos teve o seu auge em meados da década de 1970. Essa indústria tecnológica proporcionou uma das grandes revoluções na área dos jogos eletrônicos, superando até mesmo a própria indústria cinematográfica. Os desenvolvedores ou programadores, hoje bastante conhecidos pelos seus jogos criados, pertencem a uma tribo que no passado eram praticamente despercebidos dentro da sociedade, conhecidos hoje como Geeks. Essas categorias e subcategorias pertencentes a essa tribo são os principais consumidores e desenvolvedores de jogos no mundo. Este trabalho tem como uma proposta de projeto arquitetônico, uma escola voltada ao curso de programação de jogos, ao mesmo tempo que se transforme em um espaço para atrair não apenas o público Nerd/ geek, mas a população em geral de modo que cresça o turismo cultural na cidade. Para tal, será adotado um espaço multifuncional e flexível voltado a cultura, levando conhecimento, lazer e investimentos para a cidade. Foi realizado pesquisas bibliográficas acerca do tema, estudos de caso, entrevistas e um questionário com o intuito de identificar o principal público alvo em Palmas-TO. O projeto visa atrair empresários e grupos no ramo de investimento tecnológico e de entretenimento, ou seja, empresas que disponibilizam cursos voltados ao desenvolvimento e animação de jogos, além de eventos anuais que reúnam toda essa tribo urbana nos moldes norte-americanos, em crescimento no Tocantins.


Como citar

GAMA, C. P. É.P.I.C.U.S: ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS E ANIMAÇÃO PARA PALMAS- TO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1728>. Acesso em: 22 nov. 2024

Banca (avaliadores)

  • Andherson Prado Campos (Presidente)
  • Marcieli Coradin

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