Autor(es): LARISSA VIEIRA DE SOUSA
Palavras-chave: Deficiências. Transtornos do Neurodesenvolvimento. Inclusão Escolar. Arquitetura Inclusiva.
Defendido/Publicado em: 2020-12-09
Orientador(a): Adriana Dias
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Este trabalho versa sobre a elaboração da proposta arquitetônica para uma escola inclusiva com um centro de apoio para acompanhamento a deficiência e transtorno do neurodesenvolvimento, a ser implantado na cidade de Palmas – TO. A elevada incidência de crianças com necessidades educacionais especiais e a pouca oferta de escolas adaptadas para atender esse público na capital, mostra a necessidade de implantar uma nova escola que ofereça educação inclusiva e ainda espaços acessíveis. Frente a essa realidade, pretende-se com esse trabalho planejar espaços escolares com princípio inclusivo, que permitam ainda o acompanhamento a deficiência e transtorno do neurodesenvolvimento, tendo em vista a contribuição dessa instituição para o desenvolvimento educacional e social de crianças e adolescentes. Para a elaboração dessa pesquisa adotou-se a metodologia exploratória e qualitativa, onde aplicou-se entrevistas com educador da área e com a Secretária Municipal de Educação (SEMED) da cidade de Palmas. Utilizou-se também a revisão bibliográfica de materiais já publicados, onde a fundamentação teórica tratou da inclusão escolar, das classificações e características das deficiências e transtornos mais presentes nas escolas e ainda da importância da arquitetura inclusiva nos espaços educativos. Além disso, foram realizadas análises de boas práticas de escolas que atendem o público alvo com esses perfis, por meio de estudos de casos que colaboram para o desenvolvimento do presente trabalho. Em seguida foi realizada uma investigação de forma ampla do terreno escolhido, considerando-se o seu potencial e seus condicionantes que contribuirão para o desenvolvimento do anteprojeto da proposta, e, por fim, foi apresentado a escolha do partido arquitetônico coerente com o tema desse projeto.
Larissa Vieira ESCOLA INCLUSIVA COM ACOMPANHAMENTO A DEFICIÊNCIA E TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO – PROPOSTA ARQUITETÔNICA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1740>. Acesso em: 25 nov. 2024