Autor(es): RAFAEL ROCHA DA SILVA
Palavras-chave: Escoamento superficial, Urbanização, Pavimento Permeável
Defendido/Publicado em: 2019-05-16
Orientador(a): Tailla Alves Cabral Brito
Curso: Engenharia Civil
A crescente urbanização das cidades interfere diretamente no aumento do escoamento superficial, isso ocorre devido ao excesso de áreas impermeáveis. As soluções propostas pelos governantes geralmente envolvem medidas estruturais que alteram o meio físico e apenas transferem as enchentes para a jusante. O pavimento permeável surge neste contexto com o intuito de atenuar os efeitos causados pelas chuvas e resgatar as condições de infiltração próximas a do solo natural. Para a avaliação da eficiência do dispositivo de infiltração foi utilizado o modelo matemático do Método Racional, que visa quantificar as vazões máximas geradas por cada pavimento em um determinado período de retorno. O estudo consistiu em simulações de chuvas no Shopping Capim Dourado na quadra 107 situada no Plano Diretor Norte de Palmas - TO, foram avaliados cinco tipos de superfícies: concreto poroso, asfalto poroso, bloco vazado de concreto, concreto convencional e asfalto convencional. Analisando os resultados obtidos percebe-se que o que apresentou melhor desempenho no amortecimento das vazões máximas foi o pavimento de concreto poroso, com uma redução de aproximadamente 39,72% do escoamento superficial em relação ao asfalto convencional. Ao término dos estudos foi possível concluir que o pavimento permeável interfere diretamente na redução do escoamento superficial e como consequência contribui na melhoria dos sistemas de drenagens urbanos e na diminuição dos riscos de enchentes.
Rafael Rocha EMPREGO DO PAVIMENTO PERMEÁVEL NA ATENUAÇÃO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1753>. Acesso em: 13 nov. 2024