Autor(es): LUCAS PEREIRA DA SILVA

Palavras-chave: Avaliação pavimento, Método PCI, Reação álcalis agregado

Defendido/Publicado em: 2019-05-28

Orientador(a): Fábio Henrique de Melo Ribeiro

Curso: Engenharia Civil


O presente trabalho visa analisar as manifestações patológicas que ocorre nos pavimentos rígido e flexível da área tráfego de aeronaves do aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues em Palmas - TO. O objetivo principal deste trabalho foi avaliar as condições de utilização do pavimento através do método PCI e diagnosticar as anomalias presente nestes pavimentos. A metodologia utilizada foi a vistoria detalhada e a classificação do pavimento conforme o Sistema de Gerenciamento de Pavimentos Aeroportuários e com auxílio de análise dos projetos originais de execução do aeroporto. Após a realização das análises conclui-se que pavimento rígido se classifica com o conceito “REGULAR” de acordo recomendações do SGPA, em decorrência da alta densidade de manifestações patológicas causadas pela Reação Álcalis Agregado no pavimento, havendo a necessidade de manutenções corretivas constantes e reparos. Já o pavimento Flexível foi classificado com o conceito “BOM” utilizando a mesma metodologia, e conforme recomendações do SGPA havendo a necessidade apenas de manutenções preventivas.


Como citar

SILVA, L. P. ANÁLISE DO PROCESSO DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PAVIMENTO DA ÁREA DE TAXIAMENTO DE AERONAVES NO AEROPORTO DE PALMAS-TO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1775>. Acesso em: 04 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Fábio Henrique de Melo Ribeiro (Presidente)
  • Denis Cardoso Parente
  • Edivaldo Alves dos Santos

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