Autor(es): REINALDO NASCIMENTO MARTINS

Palavras-chave: Pavimentos flexíveis, Qualidade de vias urbanas, Deterioração de pavimentos, Índice de Gravidade Global (IGG).

Defendido/Publicado em: 2020-06-06

Orientador(a): Euzir Pinto Chagas

Curso: Engenharia Civil


A necessidade humana de transporte, seja de cargas, seja de pessoas, movimenta a ciência da pavimentação há séculos. Nesse ínterim, é inerente a preocupação com a qualidade e a durabilidade das vias. O presente estudo tem por objetivo analisar as condições superficiais dos pavimentos flexíveis da quadra 607 norte, na cidade Palmas/TO, especificamente nas Avenidas LO 11, LO 12, LO 112A, NS 5 e NS 15, submetidos à diversos tipos de tráfego e condições climáticas, e as intervenções/normatizações que asseguram a qualidade das vias urbanas. Para tanto, se fez da pesquisa de objetivo descritivo, natureza aplicada, de abordagem mista, através da pesquisa bibliográfica e estudo de caso com a aplicação da pesquisa de campo. A análise dos resultados está pautada na quantificação dos defeitos encontrados em cada uma das estações demarcadas e no cálculo do Índice de Gravidade Global. Como resultados, encontrou-se todos os defeitos mencionados na Norma DNIT 005/2006, com destaque para a presença de desgastes e remendos em quantidade elevada. De todas as vias, a que mais apresentou foi a NS 15. Em contrapartida, a LO 12A foi a que apresentou menos defeitos, o que não indica que esteja em bom estado. Em uma ordem decrescente, da que se apresenta em pior estado geral para a melhor, tem-se os valores encontrados para IGG, sendo: Av. NS 15 com um índice de 230,3; Av. NS 5 com 132,7; Av. LO 12, com um índice de 130,7; a Av. LO 11, com 88,1; e Av. LO 12A, com um índice de 65,6. Evidencia-se que as avenidas pesquisadas na quadra 607 norte não apresentam bom estado geral, necessitam de ações de reestruturação, pois já estão aquém de sua vida útil.


Como citar

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES SUPERFICIAIS DOS PAVIMENTOS FLEXÍVEIS EM VIAS URBANAS, SUBMETIDOS A DIVERSOS TIPOS DE TRÁFEGO E CONDIÇÕES CLIMÁTICAS: um estudo de caso na quadra 607 norte, em Palmas – TO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1825>. Acesso em: 03 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Euzir Pinto Chagas (Presidente)
  • Edivaldo Alves dos Santos
  • Fernando Moreno Suarte Júnior

Arquivos (download)