Autor(es): SAMARA RODRIGUES ARRUDA

Palavras-chave: Construção Civil, Segurança do Trabalho, equipamentos de proteção individual (EPI), equipamentos de proteção coletiva (EPC), acidente de trabalho, normas regulamentadoras.

Defendido/Publicado em: 2020-06-06

Orientador(a): Denis Cardoso Parente

Curso: Engenharia Civil


possibilita a existência de acidentes do trabalho com maior frequência, e muitas vezes, gravais e/ou fatais. Este estudo de caso é descritivo, no qual os objetivos do trabalho foram identificar as possíveis causas e conseqüências dos acidentes de trabalho na visão do trabalhador, descrever quais os principais motivos que levam os trabalhadores na obra em estudo a descuidar o uso dos equipamentos de proteção e apontar o conhecimento do trabalhador, sob a utilização de equipamentos de proteção (Individual e coletiva). Realizada em uma obra na cidade de Palmas – TO, a pesquisa foi realizada por 19 profissionais, que foram questionados quanto à percepção dos Equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC). Foi aplicado um questionário elaborado pelo pesquisado para a coleta de dados. Em relação aos EPI’s 48% afirmou a utilizá-lo sempre e já no caso dos EPC’s, 43%, apontado como principais motivos para o não uso, sendo o esquecimento, desconforto para o EPI’s e para os EPC’s, quando não necessário e quando não disponível. O trabalho em altura,foi apontado como a principal circunstância para não deixar de usar EPI’s e EPC’s por 42,1% e 63,16% respectivamente. Então a falta de atenção representou a principal causa de acidentes de trabalho e como consequência a incapacidade definitiva foi a principal preocupação. Todos os funcionários receberam a capacitação dos equipamentos de proteção individual e coletiva, exceto um (01), que tinha feito anteriormente em outra obra. Conclui-se então que os colaboradores distinguem que os EPI’s e EPC’s como medidas de segurança e preventivas.


Como citar

ESTUDO DE CASO DA UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) E COLETIVA (EPC) EM UMA OBRA NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1832>. Acesso em: 23 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • Denis Cardoso Parente (Presidente)

Arquivos (download)