Autor(es): RONALDO JHONATAN COSTA FERREIRA
Palavras-chave: Resistência, Concreto permeável, coeficiente de permeabilidade, índice de vazios, ensaios
Defendido/Publicado em: 2020-06-06
Orientador(a): Fernando Moreno Suarte Júnior
Curso: Engenharia Civil
concreto permeável é um material com elevada porosidade, é constituído da mistura de cimento, água, agregado graúdo e com ou nenhuma adição de agregado miúdo. É utilizado como revestimento para pavimentos permeáveis que facilita a infiltração total ou parcial do escoamento superficial, reduzindo inundações e picos de cheia. As principais características do concreto permeável são resistência mecânica, condutibilidade hidráulica e elevado índice de vazios, havendo necessidade de manter equilíbrio entre essas características, pois ao elevar sua resistência mecânica a condutibilidade hidráulica é comprometida, evitando a percolação de águas pluviais por possuir baixo índice de vazios. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver e caracterizar um traço de concreto permeável e convencional para atender as exigências mínimas determinadas em norma. Foi realizado a caracterização dos materiais para posteriormente definir a dosagem dos traços por meio do método de ACI (2006) apud Batezini (2013). Os ensaios realizados foram: resistência à compressão, índice de vazios e coeficiente de permeabilidade. Foi utilizado para realizar a compactação e moldagem dos CP’s uma mesa vibratória com tempo de 10 segundos. A resistência à compressão obtida diminuiu à medida que o coeficiente de permeabilidade e índice de vazios aumentou. O traço que obteve a maior média de resistência à compressão foi o traço 5% subs. atingindo 21,45 MPa em peças retangulares. A menor média do coeficiente de permeabilidade foi o 1,1 cm/s permanecendo acima do mínimo exigido pela norma ABNT NBR 16416:2015, pertencendo ao traço 5% subs. O traço que atingiu a maior média do índice de vazios foi o traço referência com 0,23 onde manteve-se dentro da faixa que determina a ABNT NBR 9778:2009. Todos os valores de resistência à compressão foram superiores a 20 MPa valor mínimo que determina a norma. Diante dos resultados apresentados, conclui-se que o traço 5% subs. é o mais indicado para o uso de revestimento em pavimentos permeáveis para trafego de veículos leves e pedestres, pois apresenta maior resistência mecânica e o valor do coeficiente de permeabilidade permanece acima do mínimo definido pela norma.
Escola ESTUDO COMPARATIVO DA VIABILIDADE TÉCNICA ENTRE BLOCO INTERTRAVADO PERMEÁVEL E CONVENCIONAL PARA PAVIMENTAÇÃO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1876>. Acesso em: 13 nov. 2024