Autor(es): LUCAS TEIXEIRA BARBOSA
Palavras-chave: drenagem urbana, Veículo Aéreo não Tripulado (VANT), Ortomosaico. Calculo de deflúvio
Defendido/Publicado em: 2020-06-06
Orientador(a): Denis Cardoso Parente
Curso: Engenharia Civil
O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade da utilização de Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) no cálculo do coeficiente de deflúvio utilizado um VANT, softwares para plano de voo e processamento de imagens. A área de estudo escolhida foi a quadra 504 Sul, localizada na região sul da cidade de Palmas - TO. Com metodologia que permitisse atestar a potencialidade dos produtos gerados em termos de fotointerpretação, precisões geométricas e geográficas, foram feitos sobrevoo e medições em campo. Através das imagens aéreas obtidas, foi gerado um ortomosaico. A partir do ortomosaico, foram identificadas e quantificadas as áreas das superfícies que dizem respeito ao cálculo do coeficiente de deflúvio. Posteriormente foram comparadas medidas realizadas em campo e medidas coletadas no software ArcGis. Os resultados encontrados mostram que as imagens aéreas obtidas e o ortomosaico gerado podem auxiliar de forma confiável, rápida e segura no processo de cálculo do coeficiente de deflúvio, atestando que a plataforma VANT e os sensores passíveis de serem acoplados a elas podem servir adequadamente como tecnologia no estudo proposto. Mesmo apresentando elevado potencial e exatidão no levantamento dos quantitativos das superfícies, cabe destacar que as condições de voo e a presença de sombra podem interferir na qualidade das imagens geradas.
BARBOSA, L. T. ESTUDO DE VIABILIDADE DO CALCULO DO COEFICIENTE DE DEFLUVIO (C) UTILIZADO EM REDE DE DRENAGEM URBANA DE QUADRAS INTERNAS DE PALMAS – TO COM AUXILIO DE IMAGEAMENTO AEREO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1892>. Acesso em: 23 dez. 2024