Autor(es): AMANDA CARVALHO PEREIRA BOLENTINE

Palavras-chave:

Defendido/Publicado em: 2021-12-13

Orientador(a): Kenia Parente Lopes Mendonça

Curso: Engenharia Civil


Este trabalho de pesquisa visa propor medidas para solucionar o problema de escassez de recursos hídricos no período de estiagem. Tendo como finalidade a melhoria da condição de vida das famílias do assentamento Faveira, que retiram o seu sustento da agricultura familiar, e para garantir a renda é necessário a utilização dos recursos hídricos para o cultivo e criação de animais.
Segundo Tucci et. al. (2000) uma das maneiras eficazes para sanar o déficit hídrico é a criação e exploração de possibilidade de reservas de água ou construções de reservatórios. Portanto o trabalho visou a possibilidade de construções de barramentos que não cause o alagamento das áreas férteis para cultivo e criação, e não cause impactos ambientais, assim fazendo a reservação dentro da própria calha do córrego Faverinha. E devido a esta característica, foi definido no estudo a criação de 4 (quatro) barramentos, justamente para evitar o alagamento de grandes áreas e manter a lâmina d’água dentro da calha do córrego.
Para analisar a viabilidade do projeto, foi feito o estudo das características da bacia hidrográfica, devido a sua importância em possuir elementos para quantificação da disponibilidade hídrica. Observando que a bacia tem o seu formato alongado e todos os índices apontam para uma bacia que possui baixa probabilidade a enchentes.
A determinação da produção hídrica foi obtida através do método da Curva IDF, sendo calculado a chuva de projeto com tempo de retorno para 50 anos, e este cálculo foi feito individualmente para cada barramento. Dessa maneira foi obtida a área da bacia, o tempo de concentração, a intensidade e a vazão gerada para cada barramento.
O levantamento da seção transversal do córrego foi feito através da utilização de drone, onde pode obter o perfil do córrego e determinar os locais mais apropriados para cada barramento, assim obtendo a sua profundidade e inclinação. Com os dados foi utilizado o Software CANAL para obter as informações da capacidade da vazão hidráulica que o canal comporta e comparar com a vazão hidrológica produzida pela bacia de contribuição.
Com os resultados foi possível chegar na conclusão de que o córrego possui uma capacidade de armazenamento hidráulico maior que a vazão hidrológica, o que a nível de um estudo básico, torna viável a implantação dos barramentos, pois o córrego irá levar um período de tempo para encher toda a sua calha e fazer a regularização da vazão, assim trazendo os benefícios propostos para as famílias do assentamento.


Como citar

ESTUDO DE VIABILIDADE DA ELEVAÇÃO DA LÂMINA D’ÁGUA PARA IMPLANTAÇÃO DE RESERVATÓRIOS NA CALHA DO CÓRREGO FAVERINHA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2021. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2042>. Acesso em: 06 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Kenia Parente Lopes Mendonça (Presidente)
  • Edivaldo Alves dos Santos
  • Michele Ribeiro Ramos

Arquivos (download)