Autor(es): CAMILA CAMPOS OLIVEIRA
Palavras-chave: trabalho, Jovem Aprendiz, Programa de Aprendizagem
Defendido/Publicado em: 2020-06-15
Orientador(a): THAIS MOURA MONTEIRO
Curso: Psicologia
A inserção do jovem no mercado de trabalho tem sido marcada por um contexto de precarização. Nesse sentido, a Lei 10.097/2000, conhecida como Lei da Aprendizagem, é uma tentativa de mudança desse cenário ao favorecer uma regulamentação especial dos
contratos de trabalho aliada a uma proposta de formação técnica profissional. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar o que tem sido publicado na literatura nacional sobre as relações de trabalho vivenciadas pelos jovens aprendizes. Para isso, foi
realizado um estudo qualitativo e exploratório, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Para tal, utilizaram-se os descritores jovem aprendiz e programa de aprendizagem nas bases de dados BDTD, BVS-Brasil e Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados levaram a um total de 11.490 trabalhos, nos quais 24 (7 artigos, 13 dissertações e 4 teses) foram selecionados. Os principais resultados dos estudos envolvem três dimensões: a inserção no mercado de trabalho, o trabalho desenvolvido nas empresas e a relação dos jovens com o programa de aprendizagem. A inserção do jovem tem sido facilitada por esse modelo de regulamentação, os jovens reconhecem tanto fatores positivos (como a conquista do primeiro emprego, a realização profissional, o ganho de autonomia e amadurecimento) quanto negativos (falta de reconhecimento, esgotamento, cansaço pela rotina intensa e pela conciliação entre estudo e trabalho) e, também, parece ocorrer um distanciamento entre o trabalho desenvolvido na empresa e a formação no programa de aprendizagem.
AS RELAÇÕES DE TRABALHO VIVENCIADAS POR JOVENS APRENDIZES: uma revisão sistemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2122>. Acesso em: 22 nov. 2024