Autor(es): JOEL SOUSA CHAVES
Palavras-chave: Habilidades Sociais, Relações Interpessoais, Ambiente Universitário
Defendido/Publicado em: 2020-07-09
Orientador(a): Ana Beatriz Dupré Silva
Curso: Psicologia
Sabe-se que os acadêmicos que iniciam sua jornada na universidade deparam-se com novos contextos e, sobretudo, uma nova realidade em que precisam se adaptar (SANTOS; OLIVEIRA; DIAS, 2015). Além disso, o ingresso na universidade exige, dos acadêmicos, novas habilidades sociais e a falta destas pode configurar, ao universitário, obstáculos interpessoais e acadêmicos (BOLSONI-SILVA et al, 2010). Diante desses fatores e a partir desses conhecimentos, a presente pesquisa teve por objetivo verificar os efeitos da aquisição de repertórios comportamentais socialmente habilidosos em universitários de uma faculdade particular na cidade de Paraíso do Tocantins/ TO. Tratou-se de um estudo qualitativo, aplicado, exploratório com procedimento metodológico de pesquisa-intervenção tendo por objetivo identificar as características e frequência da emissão de comportamentos socialmente habilidosos pós intervenção. Quatro acadêmicas do segundo período dos cursos de Letras e Pedagogia (duas acadêmicas de cada curso) constituíram a amostra desse trabalho, tendo sido realizados cinco encontros de intervenção junto aos participantes, com temas específicos
relacionados à Habilidades Sociais no contexto universitário. A aplicação do Questionário de Habilidades Sociais, comportamentos e contextos para universitários (QHC - UNIVERSITÁRIOS) no início e no fim das intervenções possibilitou o levantamento de alguns dados comportamentais dos acadêmicos participantes. Os resultados indicaram alterações tanto na frequência com que as participantes passaram a emitir comportamentos relacionados a comunicação e afeto, enfrentamento e falar em público, quanto nas características desses comportamentos, bem como os contextos em que ocorreram. Por exemplo, percebeu-se aumento nos comportamentos habilidosos levando a consequências positivas e sentimentos positivos. Desta forma, os resultados apontaram para a importância da aquisição de novos repertórios comportamentais socialmente habilidosos em universitários pois podem cooperar na criação de contingências que reforcem comportamentos habilidosos em variados contextos e diferentes interlocutores, dando assim suporte aos alunos do Ensino
Superior frente aos desafios presentes na universidade.
CHAVES, J. S. EFEITOS DA AQUISIÇÃO DE REPERTÓRIOS COMPORTAMENTAIS SOCIALMENTE HABILIDOSOS EM UNIVERSITÁRIOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2142>. Acesso em: 23 dez. 2024