Autor(es): KELLY ALVES DOS SANTOS ROSA
Palavras-chave: Riscos Psicossociais, Trabalho Docente, Educação Básica
Defendido/Publicado em: 2020-06-24
Orientador(a): Thais Moura Monteiro
Curso: Psicologia
Considerando o trabalho do professor e da professora da Educação Básica Brasileira, o objetivo principal desta revisão foi compreender como se apresentava, na literatura científica, a problemática dos riscos psicossociais. Trata-se de um estudo de revisão sistemática. Os
dados foram coletados a partir da busca em teses e dissertações na plataforma online da BDTD e artigos na Regional BVS. Considerou para análise os trabalhos realizados nos últimos cinco anos, em idioma português, com acessos gratuitos e disponíveis na íntegra
tendo o tema riscos psicossociais como assunto central ou coadjuvante. Foram desconsiderados da análise os trabalhos que se referissem aos professores que não fossem da Educação Básica do Brasil, professores que não estivessem atuando em sala de aula e as
publicações repetidas. Após os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 116 estudos para análise. Isso indica que a problemática dessa revisão vem sendo constantemente trabalhada no meio acadêmico. Vale ressaltar que o tema em voga foi fruto de pesquisa de variadas áreas de conhecimento, ou seja, além da Psicologia é amplamente presente nos estudos em Educação, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Administração, dentre outras. Outro resultado constatado foi que as pesquisas são mais frequentes nas escolas públicas que nas privadas e que a região Norte e Nordeste carecem de mais incentivo na área de pesquisa científica quando comparadas com as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A partir da análise
de cada estudo, as principais e mais recorrentes situações que promovem os riscos psicossociais no professor da educação básica foram a intensificação do trabalho, a precarização, os baixos salários, a formação profissional, o sistema de meritocracia, as avaliações internas e externas, pressão para alcançar metas, falta de reconhecimento social, exigência por eficácia e eficiência, baixos salários, infraestrutura precária. Sugere-se que desenvolva políticas públicas que promovam a diminuição dos propulsores dos riscos
psicossociais e que os acadêmicos e profissionais de psicologia, promovam o aprofundamento da produção científica nessa temática, trazendo desdobramentos não só para a prática psicológica, mas também para o âmbito acadêmico, profissional e social.
ROSA, K. A. S. RISCOS PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS AO TRABALHO DOCENTE: uma revisão sistemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2176>. Acesso em: 22 nov. 2024