Autor(es): MARCELA RESENDE BARRETO E MELO

Palavras-chave: Shrink Stope, Viabilidade, Ciclo Produtivo, Custo/Produção, Mina do Mamão.

Defendido/Publicado em: 2014-01-16

Orientador(a): Rodrigo Meireles Mattos Rodrigues

Curso: Engenharia de Minas


O Shrink Stope ou Shrinkage é um método de lavra subterrâneo que consiste em deixar o minério quebrado temporariamente no realce ou stope, de forma a fornecer uma plataforma de trabalho durante as operações de lavra. O volume relativo de material empolado é extraído durante o desmonte e o restante ao final da lavra, quando então o realce fica vazio, apenas com os pilares de sustentação. Esse material retirado durante a fase de desmonte é controlado em função do avanço, de forma que fique uma altura que possibilite os trabalhos de perfuração do corpo mineral.
Atualmente, este método vem perdendo espaço e sendo substituído por outros métodos que utilizam de equipamentos mais avançados. Porém, este não foi totalmente eliminado, sendo ainda utilizado em minerações de pequena escala, com investimento pequeno em maquinário.
A mineralização de ouro na mina do Mamão ocorre em veios de quartzo, os quais vêm apresentando muitas dobras no decorrer do projeto, o que acarretou a escolha de um novo método de lavra, o Shrink Stope, pois o mesmo constitui um método seletivo e economicamente mais barato.
Considerando a problemática acima citada, a proposta desse trabalho resume-se a avaliar a viabilidade desse novo método de lavra aceito pela empresa, o Shrink Stope. Com o acompanhamento do ciclo produtivo de uma frente de lavra no período de um mês de trabalho, abrangendo as atividades de abatimento de choco; escoramento de teto; furação da frente; desmonte com uso de explosivo; e por fim, a limpeza da frente. A avaliação dos custos operacionais e desempenho produtivo são os pontos analisados para determinar os indicadores de viabilidade deste método de lavra.


Como citar

MELO, M. R. B. ESTUDO DA VIABILIDADE DO MÉTODO SHRINK STOPE NA MINA DO MAMÃO, MUNICÍPIO DE FLORESTA DO ARAGUAIA-PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Minas). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2014. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/220>. Acesso em: 23 nov. 2024

Banca (avaliadores)

  • Rodrigo Meireles Mattos Rodrigues (Presidente)
  • Erwin Francisco Tochtrop Junior
  • José Cleuton Batista

Arquivos (download)