Autor(es): RAPHAEL ARAUJO BENTES

Palavras-chave: scrum, Aprendizado, Jogo Educacional, Metodologia de Desenvolvimento

Defendido/Publicado em: 2021-12-14

Orientador(a): Fernanda Pereira Gomes

Curso: Ciência da Computação


A Metodologia de Desenvolvimento Ágil Scrum vem ganhando cada vez mais popularidade na área da computação, devido ao Scrum ser um método adaptável e de fácil implementação, sendo geralmente ensinada para alunos dos cursos da área de Computação ou em ambientes empresariais. Deste modo, há uma crescente demanda por profissionais capacitados nesta metodologia e, apesar de existirem diversos métodos para o estudo do Scrum, a maioria consiste em atividades com pouca prática, como leitura de livros e apostilas, o que acaba dificultando o entendimento rápido dos conceitos e aplicabilidades. Com isso, este trabalho apresenta o Knight
Scrum um jogo mobile desenvolvido para auxiliar na prática da metodologia de Desenvolvimento Ágil Scrum, que de forma efetiva auxilie no aprendizado dos conceitos do Scrum, como os papéis, eventos e artefatos, bem como na prática da metodologia. Portanto este trabalho foi desenvolvido utilizando como metodologia um dos elementos do processo ENgAGED (EducatioNAl GamEs Development) desenvolvida por Battistella (2016) e elementos da adaptação Scrum4Games de Laubisch e Clua (2010).


Como citar

BENTES, R. A. JOGO MOBILE EDUCATIVO PARA AUXILIAR NA PRÁTICA E NO ESTUDO DA METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL SCRUM. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2021. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2498>. Acesso em: 18 maio. 2024

Banca (avaliadores)

  • Fernanda Pereira Gomes (Presidente)
  • Fabiano Fagundes
  • Fábio Castro Araújo

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