Autor(es): NALBERTHY SOUSA DA SILVA
Palavras-chave: Logic Live, hipótese RAA, framework Educa3C
Defendido/Publicado em: 2021-07-21
Orientador(a): Parcilene Fernandes de Brito
Curso: Ciência da Computação
Este trabalho tem por objetivo apresentar as adaptações de interface, a inclusão de novas funcionalidades, as inserções de novas regras e a gamificação do módulo do cálculo proposicional. As adaptações realizadas representam uma melhora significativa de performance da interface do módulo, proporcionando ao usuário melhor interatividade na utilização do ambiente de derivação. O módulo também conta com a inclusão de novas funcionalidades, como, por exemplo, a inclusão da gramática para validar entradas de fórmulas no formato texto e convertê-las em estruturas XML para utilização nas etapas de derivação. Esta funcionalidade foi crucial para aplicação do módulo, pois através dela tornou-se possível a criação e adequação das regras de "hipótese PC”, "hipótese RAA” e “introdução da disjunção”. As melhorias implementadas na nova versão do módulo só foi possível de ser trabalhada devido a nova modelagem do módulo que divide a aplicação antiga em duas partes distintas, podendo trabalhar de forma separada utilizando o máximo de recursos fornecidos pelos frameworks de desenvolvimento. Durante o processo de modelagem do módulo foram realizadas análises para definição da estrutura de gamificação baseado no framework Educa3C. Dessa forma, foram definidos a dinâmica, os elementos e os mecanismos presentes em jogos para promover o engajamento dos usuários, após a definição da estrutura do módulo gamificado foi colocado em prática o processo de implementação onde foram realizadas integrações contínuas do módulo a plataforma Logic Live.
MÓDULO DE CÁLCULO PROPOSICIONAL PARA O LOGIC LIVE: REGRAS HIPOTÉTICAS, MELHORIAS E GAMIFICAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2021. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2511>. Acesso em: 23 dez. 2024