Autor(es): KENNEDY SANTOS TORRES

Palavras-chave: reabilitação, Realidade virtual, Equilíbrio

Defendido/Publicado em: 2019-06-13

Orientador(a): FABIANO FAGUNDES

Curso: Ciência da Computação


A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia que proporciona a simulação e imersão dos sentidos em ambientes totalmente virtuais. Por isso, está cada vez mais sendo utilizada, principalmente em clínicas de fisioterapia ou por profissionais da educação física. O presente trabalho teve o objetivo de desenvolver um sistema com RV que auxilie o processo de reabilitação motora do equilíbrio. O sistema, nomeado Balance-VR (B-VR), proporcionou um ambiente de tratamento virtual desenvolvido com o objetivo de associar intervenção na promoção ou melhora do equilíbrio com a experiência de um ambiente virtual variado e lúdico. A metodologia seguida para alcançar o objetivo esperado se iniciou com contatos com especialista de domínio para um melhor entendimento do tema. Depois foram coletadas informações a respeito do trabalho e também do que foi discutido com o especialista. A etapa seguinte foi a escolha das ferramentas e elementos de RV importantes par ao tipo de sistema desenvolvido. Na seguinte etapa realizou-se a escrita do referencial seguida do desenvolvimento do sistema e por fim a escrita dos resultados. Como resultado final do trabalho têm-se B-VR, um sistema de realidade virtual que possui três ambientes virtuais para imersão do usuário e que possam auxiliar no processo de reabilitação motora do equilíbrio tornando esse processo mais atrativo para os pacientes. São expostas algumas limitações da versão atual do sistema mas é proposto melhorias no mesmo para eliminar ou diminuir essas limitações para que o mesmo atenda melhor as necessidades dos usuários. É importante mencionar que o B-VR não deverá ser utilizado como única etapa do tratamento, mas como um complemento, e deverá ter sempre o acompanhamento de um profissional. O método utilizado será de computação experimental,


Como citar

BALANCE-VR: Proposta de sistema com realidade virtual para reabilitação motora do equilíbrio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2606>. Acesso em: 13 nov. 2024

Banca (avaliadores)

  • FABIANO FAGUNDES (Presidente)
  • Jackson Gomes de Souza
  • Pierre Soares Brandão

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