Autor(es): Alexandre Henrique Kavalerski Teixeira

Palavras-chave: Jogos, Plataforma de Criação de Jogos, Educação Infantil, Serious Games, Game Design

Defendido/Publicado em: 2018-12-01

Orientador(a): Fabiano Fagundes

Curso: Ciência da Computação


A integração entre a tecnologia da educação e os avanços tecnológicos da área da computação
facilita o processo de aprendizado. Dentre as abordagens que realizam a intersecção entre
ambas as áreas, podem ser citados os Serious Games, ou jogos sérios, que são jogos que
cumprem o papel de transmitir determinada mensagem, além de prover diversão. Este
trabalho visa propor uma plataforma de criação de jogos sérios de apoio ao aprendizado tendo
como base o modelo proposto por Bronfenbrenner que engloba Pessoa, Processo, Contexto e
Tempo. A plataforma desenvolvida visa permitir que educadores sem conhecimento de
desenvolvimento de software criem seus próprios jogos e foi implementada com o uso de
ferramentas para desenvolvimento web e mobile como Django e Django REST Framework,
PostgreSQL, Ionic Framework, HTML e CSS. O desenvolvimento do trabalho envolveu
etapas de identificação e levantamento de elementos na literatura para identificação dos
conceitos envolvidos, definição dos itens que compõem a plataforma proposta, validação e
aperfeiçoamento da proposta com o orientador, modelagem da arquitetura da plataforma
juntamente com os ambientes que a integram e finalmente o desenvolvimento utilizando as
ferramentas previamente indicadas. A arquitetura da plataforma foi modelada a partir de
buscas na literatura e provê um Ambiente de Criação - sistema web - acessado por professores
para a produção e customização de jogos; um Ambiente de Jogo - sendo este um aplicativo
mobile - onde as crianças irão jogar conforme os jogos foram cadastrado pelo professor
previamente; e um Ambiente de Acompanhamento - que também é um sistema web - e é
acessado tanto por pais quanto professores onde estes podem acompanhar em tempo real o
desempenho da criança nos jogos da plataforma. Para facilitar a comunicação entre o
Ambiente de Jogo e a base de dados, uma API REST foi desenvolvida e também é parte da
solução desenvolvida. A plataforma DYGY foi projetada e desenvolvida com o propósito de
auxiliar o processo de ensino-aprendizagem considerando características intrínsecas da
criança, promovendo interação entre os contextos mais importantes para o seu
desenvolvimento e servindo como um contexto virtual para promover processos de interação
recíproca entre pais, educadores e crianças.


Como citar

Desenvolvimento de uma plataforma de criação de jogos de apoio ao aprendizado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/347>. Acesso em: 26 abr. 2024

Banca (avaliadores)

  • Jackson Gomes de Souza
  • Parcilene Fernandes de Brito

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