Autor(es): Jhemeson Silva Mota

Palavras-chave: Plataforma de Criação de Jogos, Serious Games, Jogos; Autismo, VB-MAPP

Defendido/Publicado em: 2018-12-01

Orientador(a): Fabiano Fagundes

Curso: Ciência da Computação


O conceito de jogo pode ser definido como um sistema onde jogadores envolvem-se em um
conflito artificial definido por regras, dividido em níveis de dificuldade, dotado de elementos
lúdicos, que termina com um resultado quantificável e tem como intuitos fundamentais o
educar e a capacidade de agregar novos saberes, habilidades e experiências ao jogador. Os
jogos sérios são jogos com foco em um resultado de aprendizado específico e intencional,
sendo que, estes jogos têm sido utilizados como ferramentas pedagógicas pois têm capacidade
para atuar sobre funções mentais e intelectuais do jogador. O Transtorno do Espectro Autista
é um transtorno que faz com que as pessoas que o possuam sofram com disfunções
relacionadas à coordenação visomotora, consciência fonológica, cognição, comunicação etc.
Devido a este conjunto de dificuldades, o processo de ensino de crianças e jovens com TEA é
uma experiência desafiadora que pode levar a revisão e ao questionamento dos conceitos de
competência, normalidade e desenvolvimento. Entre os diversos meios de tratar os déficits
causados pelo transtorno podemos citar a utilização de ambientes digitais de aprendizagem
que é comprovadamente relevante no processo de desenvolvimento destas crianças. Além de
auxiliar no desenvolvimento de forma geral, a ludicidade dos jogos - principalmente se
construídos de acordo com as necessidades do jogador - permite que a criança autista mostre
suas vontades, sua criatividade e sua autonomia. Durante o processo de desenvolvimento e
tratamento de crianças com TEA o VB-MAPP é largamente utilizado por ser uma ferramenta
que mapeia e divide em níveis os principais marcos do desenvolvimento infantil observados
em crianças neurotípicas. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido visando desenvolver
uma plataforma que possibilite a um usuário com conhecimentos sobre o VB-MAPP - e que
não necessariamente tem algum conhecimento sobre programação de jogos digitais - a
construção de jogos para dispositivos móveis baseados em seus marcadores com foco no
desenvolvimento de crianças com TEA.


Como citar

MOTA, J. S. AMET: Plataforma de Criação de Jogos para Dispositivos Móveis com Foco no Desenvolvimento Cognitivo de Crianças no Espectro Autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/349>. Acesso em: 27 abr. 2024

Banca (avaliadores)

  • Jackson Gomes de Souza
  • Parcilene Fernandes de Brito

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