Autor(es): Robson Ferreira Gomes

Palavras-chave: Dashboard, Gestão Acadêmica, Visualização de Dados

Defendido/Publicado em: 2018-12-01

Orientador(a): Parcilene Fernandes de Brito

Curso: Ciência da Computação


O presente trabalho discute a respeito da importância do uso de dashboards como
ferramentas para apoio à tomada de decisão em organizações devido a sua eficácia na
apresentação dos dados, foco nos objetivos a serem alcançados e recursos que
proporcionam interatividade ao usuário na exploração dos dados. Neste sentido, foi
proposta a criação de um dashboard voltado para o contexto da Gestão Acadêmica, mais
especificamente para a gestão do Centro Universitário Luterano de Palmas
(CEULP/ULBRA). Para que fosse possível o desenvolvimento do dashboard, foram
criados mecanismos (scripts) para que a coleta de dados provenientes da plataforma
Conecta, pudesse ser realizada de forma automática. O dashboard proposto é aplicado ao
contexto da Gestão Acadêmica e seu desenvolvimento deu-se em etapas distintas, desde
reuniões realizadas com a especialista de domínio, estudo bibliográfico sobre técnicas
eficazes na criação de ferramentas dashboard, apresentando boas práticas na criação e
validação de protótipos funcionais, até a construção e implantação do dashboard
proposto.


Como citar

Desenvolvimento de um Dashboard para o contexto de Gestão Acadêmica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/353>. Acesso em: 24 abr. 2024

Banca (avaliadores)

  • Fábio Castro Araujo
  • Jackson Gomes de Souza

Arquivos (download)