Autor(es): TARCISIO DA SILVA BRANDAO
Palavras-chave: Patologias, Micro revestimento, asfáltico, polímero, Levantamento, manifestações, betume, agregados, desempenho, estrutural, recapeamento
Defendido/Publicado em: 2016-06-03
Orientador(a): Euzir Pinto Chagas
Curso: Engenharia Civil
O presente trabalho desenvolve-se um estudo do desempenho funcional do micro revestimento asfáltico modificado por polímero, na rodovia TO-050 do trecho Palmas – Porto Nacional, referente aos km 48 e km 60. Pretende-se analisar questionamentos sobre a capacidade do micro revestimento em prolongar a vida útil de projeto, assim reduzindo custos elevados para obras de reconstrução. Para isto, se realizou procedimentos para aferição durante todas as etapas da restauração dividindo-se em 6 (seis) etapas.
A primeira, é formada pela realização do levantamento visual contínuo apoiada na norma estabelecida pelo DNIT, para se determinar o índice de estado de superfície do pavimento antes das obras de restauração.
Na segunda etapa, é formada pelo acompanhamento, identificação e avaliação dos procedimentos utilizados dos reparos das patologias com procedimentos executivos do DNIT.
Na terceira etapa foram acompanhados a preparação da superfície do pavimento para se iniciar aplicação do micro revestimento, registrando os devidos cuidados em relação aos componentes do corpo estradal.
A quarta etapa, foi a que mais necessitou de cuidados, na qual, foi o processo de avaliação dos materiais empregos na obra, formada por uma pesquisa bibliográfica complexa para avaliação e aceitação dos ensaios exigidos pela norma do DNIT. Juntamente com os ensaios de controle tecnológico se atentou aos devidos cuidados por parte da empresa de engenharia com os devidos acabamentos e reparos caso de necessário.
A quinta etapa, foi a realização do último levantamento visual contínuo em campo após um período de 7 (sete) meses da finalização das obras.
Por fim, com todos os aspectos e informações coletadas, realizou-se uma etapa final, em que foi possível estabelecer métodos executivos, de reparos, a fim de relacionar o desempenho do micro revestimento sobre a rodovia TO-050.
BRANDAO, T. S. ESTUDO DO DESEMPENHO FUNCIONAL DE MICRO REVESTIMENTO ASFÁLTICO A FRIO COM EMULSÃO MODIFICADA POR POLÍMERO, NA RODOVIA TO-050 NO TRECHO PALMAS – PORTO NACIONAL DO KM 48 AO KM 60.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/364>. Acesso em: 13 nov. 2024