Autor(es): SAMUEL BORGES DE OLIVEIRA
Palavras-chave: Tratamento alternativo, Qualidade fisiológica, Milho, Sementes orgânicas
Defendido/Publicado em: 2022-12-12
Orientador(a): Conceição Aparecida Previero
Curso: Agronomia
A cultura do milho designa uma grande importância nacional se tornando a segunda maior cultura do brasil, esta cultura tem origem nas américas. Possui uma grande importância na sociedade com cerca de 113 milhões de toneladas produzidas na safra 2021/2022.
Para uma produção de maior desenvolvimento fenológico, existem os diferentes tipos de tratamentos alternativos para esta cultura como a terra de diatomáceas, os microrganismos eficientes, e o yoorin.
O pressuposto trabalho teve como objetivo qualificar em diferentes testes a qualidade fisiológica do milho BRS Caimbé, usando-se tratamentos alternativos. Esta variedade de milho tem uma ampla importância em meio nacional, tornando assim um produto de grande valor e importância em meio as famílias tradicionais. Deste modo o milho vem sendo a muito tempo usado, não apenas para consumo, más também para distintas finalidades, tais como fabricação de rações e matérias-primas como fubá, biscoitos, pães. Nesta pesquisa sementes orgânicas da cultivar BRS Caimbé, foram submetidas aos tratamentos: Terra de Diatomácea, Microrganismos Eficientes (EM), Microrganismos Eficientes + Yoorin. Logo após os tratamentos, as sementes foram sujeitas aos testes de germinação, peso de mil sementes, teor de umidade, comprimento da raiz, teste de frio e envelhecimento acelerado, índice de velocidade de germinação. Ao fim conclui-se que o tratamento 1 terra de diatomáceas predominou-se superior na maior parte dos testes feitos, se tornando um excelente tratamento alternativo para a pratica de semeadura de milho orgânico.
OLIVEIRA, S. B. QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MILHO ORG NICO BRS CAIMBÉ TRATADAS COM PRODUTOS ALTERNATIVOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2022. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/3671>. Acesso em: 14 nov. 2024