Autor(es): ANA CAROLINA DA COSTA MARINHO
Palavras-chave: Sistemas Operacionais, Avaliação de Software Educacional, TARDA
Defendido/Publicado em: 2022-12-19
Orientador(a): Madianita Bogo Marioti
Curso: Ciência da Computação
O presente trabalho realizou uma avaliação de qualidade pedagógica do software educacional OSLive. O OSLive foi desenvolvido pelos alunos dos cursos de computação do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da matéria de Sistemas Operacionais. Existem diferentes abordagens para realizar a avaliação de um software educacional, dentre elas, foi utilizada a Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem – TARDA - Versão 2.0 (JUNIOR, AGUIAR & MOURA, 2021), como base para a avaliação criteriosa desejada. Foram escolhidos 10 critérios da taxonomia como base para a confecção das questões, assim após as mesmas serem validadas por um grupo de pessoas chaves, elas foram inseridas em um formulário online para avaliação dos alunos. Ao todo, foram 28 questões confeccionadas, onde 26 delas tiveram 10 critérios da TARDA como base para a avaliação, e 2 são para obter um feedback geral dos alunos.
Ana Carolina Marinho OSLIVE: avaliação da qualidade pedagógica da ferramenta com base na taxonomia TARDA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2022. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/3739>. Acesso em: 22 nov. 2024