Autor(es): DYENEFER DOS SANTOS MOROSINI
Palavras-chave: Gamificação, Plataforma de Jogos, Educa3C
Defendido/Publicado em: 2023-12-18
Orientador(a): Fernanda Pereira Gomes
Curso: Ciência da Computação
Desmotivação e desinteresse são dois sentimentos constantes quando se trata de realizar alguma tarefa séria, como ter que preencher um formulário ou realizar alguma atividade escolar. Este cenário é especialmente perceptível no processo de ensino e aprendizagem do indivíduo. Visando contornar essa circunstância, a gamificação e sua utilização em sistemas educacionais trazem um impacto significativo no desempenho dos usuários. Isso se deve à utilização de elementos de jogos em cenários de não-jogos. Com isso, este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de um Protótipo de Alta Fidelidade para a GAMING PLACE, uma plataforma gamificada para jogos desenvolvidos na Centro Universitário, com objetivo de reunir os jogos produzidos pelos alunos do ULBRA Palmas e segmentá-los por áreas de conhecimento. Para a concepção da plataforma, é fundamental estabelecer diretrizes que permitam a configuração desse procedimento e a seleção dos elementos de gamificação a serem incorporados. Para isso, a proposta foi utilizar o framework Educa3C, uma ferramenta fundamentada nos conceitos da Tríplice Contingência e Análise Comportamental, que auxilia na identificação dos elementos de jogos na gamificação que poderão estimular as respostas. Com o desenvolvimento do Protótipo de Alta Fidelidade e a integração do framework Educa3C, concluiu-se que a proposta da plataforma de possuir uma abordagem mais lúdica e motivadora para o aprendizado pôde ser observada junto a uma especialista do Educa3C, através dos elementos de jogos aplicados. Em suma, a combinação da gamificação, do projeto e do framework Educa3C revelou-se uma estratégia bem-sucedida para enfrentar a desmotivação e o desinteresse no ambiente educacional, a fim de proporcionar uma experiência instigadora e eficaz para os alunos e comunidade. Este trabalho contribui significativamente para o avanço nas práticas pedagógicas, destacando a importância da inovação e do uso criativo da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.
MOROSINI, D. S. PROTÓTIPO DE ALTA FIDELIDADE DA GAMING PLACE: PLATAFORMA DE JOGOS DA ULBRA PALMAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2023. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/3768>. Acesso em: 21 nov. 2024