Autor(es): THIAGO SANTOS DE AMORIM

Palavras-chave: comunicações unificadas, Qualidade de Serviços (QoS), DiffServ

Defendido/Publicado em: 2010-12-01

Orientador(a): Madianita Bogo Marioti

Curso: Sistemas de Informação


Ambientes de comunicações unificadas, no qual os sistemas de comunicação como e-mail, voz e vídeo estão integrados são cada vez mais presentes nas empresas aprimorando a forma como as pessoas se comunicam. No entanto, este ambiente necessidade de que parâmetros mínimos de qualidade para os serviços oferecidos sejam assegurados. Desta maneira, para se manter um ambiente de comunicações unificadas, a determinação dos parâmetros necessário para cada aplicação e a configuração deste ambiente para se ter QoS (Qualidade de Serviços) se faz necessário. Neste trabalho buscou-se obter os parâmetros mínimos para garantia de qualidade aos dois principais serviços oferecidos em um ambiente de comunicações unificadas, a voz e o vídeo, e foram realizados testes neste ambiente sem, e com a configuração de QoS utilizando a arquitetura de diferenciação de serviços DiffServ. Segundo Brigato (2008, p. 18) as principais tecnologias oferecidas em um ambiente de comunicações unificadas incluem centrais telefônicas, que utilizam tecnologia VoIP (Voz sobre IP), serviços de mensagem instantânea, serviços de e-mail, serviços de presença e conferências de áudio e vídeo. Os principais parâmetros de qualidade de serviços são: atraso, variação no atraso, largura de banda, perda de pacotes e qualidade de voz e vídeo (MOS/VMOS), estes parâmetros foram verificados em uma rede com um ambiente de comunicações unificadas implantada no LaRC do CEULP-ULBRA, utilizada para a geração de fluxos e a realização de coleta de dados e testes em dois cenário, cenário 1 sem QoS e cenário 2 com QoS. Os resultados obtidos nos dois cenários mostram que com a implantação de qualidade de serviços em um ambiente de comunicações unificadas é possível a garantia de qualidade aos serviços oferecidos.


Como citar

AMORIM, T. S. Implantação de qualidade de serviços (QoS) em um ambiente de comunicações unificadas (UC). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2010. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/42>. Acesso em: 17 maio. 2024

Banca (avaliadores)

  • Madianita Bogo Marioti (Presidente)
  • Cristina D'Ornellas Filipakis Souza
  • Jackson Gomes de Souza

Arquivos (download)