Autor(es): ANTONIO PAULO ALVES CARMO SANTOS

Palavras-chave:

Defendido/Publicado em: 2016-11-16

Orientador(a): Daniel Iglesias de Carvalho

Curso: Engenharia Civil


O trabalho baseia-se em um estudo de tipologia e características das juntas de dilatação mais preponderantes no mercado, com enfoque nas juntas da Ponte Fernando Henrique Cardoso, que é formada por três pontes, duas de 84 metros e uma de 1044 metros de extensão.
Na ponte maior contêm vinte juntas de dilatação sendo que existem duas tipologias, Junta JEENE, que é a Junta Elástica Expansível Nucleada Estrutural, e a Junta MEPEL J-200, que é uma Junta de Elastômero Armado Composta. A ponte possui 24 juntas de dilatação, sendo, quatro Juntas Abertas localizadas nas extremidades dos dois vazantes.
Existem duas juntas MEPEL J-200 na ponte mais extensa, elas estão localizadas no centro da ponte que tem forma arqueada e os vãos maiores. Nelas foram encontradas apenas algumas patologias e deteriorações, como o desprendimento da proteção dos parafusos, e um início desagregação da argamassa polimérica nas bordas da junta.
Na ponte também foram quantificadas dezoito juntas JEENE, distribuídas sequencialmente em toda extensão da ponte, com exceção do centro, que contém duas juntas MEPEL. As juntas JEENE são as que apresentam estados mais avançados de deterioração, as das extremidades estão cobertas por betume asfáltico, o restante está exposta, como deve ser.
O restante das juntas apresenta-se em estados de deterioração diferentes, algumas têm danos severos e outras mais leves. Algumas juntas apresentam desplacamento da argamassa polimérica, desagregação, também foram verificadas juntas sem alinhamento no seu eixo, que apresentaram rompimento da estrutura, tanto dos lábios poliméricos, quanto dos perfis de elastômero.
As juntas também continham grande acúmulo de detritos, o que limita sua movimentação e prejudica a estanqueidade da junta, o que desencadeia diversas consequências relacionadas à umidade. As juntas JENNE no geral precisam de reparos ou substituição das peças.


Como citar

SANTOS, A. P. A. C. ESTUDO DE JUNTAS DE DILATAÇÃO EM LAJES DE PONTES EM CONCRETO ARMADO: CASO DA PONTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO/TO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/438>. Acesso em: 22 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Daniel Iglesias de Carvalho (Presidente)
  • Elizabeth Hernández Zubeldia
  • Rafael Alves Amorim

Arquivos (download)