Autor(es): AMANDA COSTA RODRIGUES
Palavras-chave: Pavimento Rígido, Pavimento de Concreto, Cimento Portland, PCA/84
Defendido/Publicado em: 2016-11-07
Orientador(a): Euzir Pinto Chagas
Curso: Engenharia Civil
Com a expansão dos espaços urbanos a necessidade do planejamento em
transporte, para reduzir as externalidades, é de fundamental importância. O uso de
corredores exclusivos para o tráfego de ônibus por meio do sistema Bus Rapid
Transit - BRT é um exemplo de como as externalidades podem ser parcialmente
resolvidas. O desenvolvimento deste tipo de sistema depende fundamentalmente no
tipo de pavimento que será aplicado aos corredores e o seu correto
dimensionamento, sendo amplamente usado o pavimento rígido de concreto. Desta
forma, este trabalho visou realizar o dimensionamento pelo método simplificado
PCA/84 do pavimento rígido para o corredor de ônibus em Palmas - TO. Com a
aplicação a metodologia adotada chegou-se a 19 cm de espessura de revestimento
com uso de sub base granular, e 18 cm de espessura quando usado sub base
melhorada com cimento. A pequena variação de espessura pode ser explicada pela
alto valor de CBR do subleito, que, assim como a sub base melhorada, apresentou
papel redutor da camada de revestimento.
RODRIGUES, A. C. DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTO RÍGIDO PARA O CORREDOR DE ÔNIBUS DO SISTEMA BRT EM PALMAS - TO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/440>. Acesso em: 26 nov. 2024