Autor(es): NATALIA CARVALHO FELIX

Palavras-chave: Patologias, Novas tecnologias, imagens, Veículos Aéreos não Tripulados

Defendido/Publicado em: 2016-11-04

Orientador(a): Denis Cardoso Parente

Curso: Engenharia Civil


O mercado de sensoriamento remoto vem crescendo ao longo dos últimos
anos, assim as novas tecnologias, bem como os novos sistemas e novas
ferramentas desempenham um papel importante na popularização do uso de
imagens de sensoriamento remoto. Neste sentido, o presente trabalho teve o
propósito de desenvolver um procedimento alternativo e novo para identificar as
manifestações patológicas em pavimento asfáltico. As novas tecnologias de
sensoriamento realizado por Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs), vem
produzindo imagens com grande nível de detalho, com melhor resolução espacial e
temporal. Quanto à metodologia utilizada a pesquisa transcorreu através de
pesquisa bibliográfica sobre o tema abordado, levantamento de dados e estudo de
caso. Para este trabalho foi usado o VANT eBee da empresa sensifly. As imagens
adquiridas, foram processadas com software eMotion 2 e Terra 3D. Como resultado
deste processamento, foram obtidos: mosaicos de ortofoto e o Modelo Digital de
Superfície (MDS) da área de estudo. Por meio da interpretação visual dos mosaicos
de ortofos foi possível identificar várias manifestações patológicas, no trecho em
estudo da TO-050, comparando com as imagens in loco, e, além disso, foram
comparadas as áreas comprometidas por patologias, através do software Terra 3D e
as áreas medidas em campo para atestar a confiabilidade do MDS. O equipamento
mostrou-se eficiente para isso, desde que manuseado dentro de suas limitações
técnicas. Enfim, este trabalho traz um relato das principais atividades desenvolvidas,
bem como as metodologias utilizadas, resultados alcançados, sugestões e
recomendações para novas pesquisas, podendo ser observado nas próximas
páginas. A conclusão principal é que o VANT utilizado, são plataformas aéreas de
sensoriamento remoto com elevado potencial de reconhecimento de áreas
comprometidas por manifestação patológicas, embora precisam ser mais
exploradas.


Como citar

FELIX, N. C. UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO NO MAPEAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE PATOLOGIA SUPERFICIAL EM PAVIMENTO ASFÁLTICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/462>. Acesso em: 14 nov. 2024

Banca (avaliadores)

  • Denis Cardoso Parente (Presidente)
  • Eder Soares Pinto
  • Euzir Pinto Chagas

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