Autor(es): ODALI ARAUJO DE SOUSA JUNIOR
Palavras-chave: Gamificação, Sociedade, Plataforma Web, Informática
Defendido/Publicado em: 2024-07-02
Orientador(a): Fernanda Pereira Gomes
Curso: Ciência da Computação
Com o desenvolvimento constante da tecnologia, as plataformas gamificadas se tornaram uma ferramenta popular e eficiente para o engajamento dos usuários em diversos contextos, incluindo o sistema educacional, incentivando os alunos a se envolverem com os conteúdos apresentados. Todavia, ao considerar a falta de uma plataforma eficiente para gerenciar as informações e divulgar as atividades, a interação dos participantes acabou sendo prejudicada. Para tal fim, o trabalho se concentrou em desenvolver uma plataforma web gamificada voltada para o gerenciamento de informações e divulgações de atividades do projeto Informática e Sociedade, criado pelo departamento de computação da instituição Ulbra Palmas. Este projeto aborda a realização de minicursos voltados a ensinar ferramentas digitais para uso pessoal e docente, oferecendo a possibilidade de inclusão digital à comunidade externa. A plataforma oferece funcionalidades de cadastro e gerenciamento de informações relevantes, incluindo dados dos usuários participantes, atividades realizadas, materiais de apoio e resultados baseados no desenvolvimento dos alunos. Seu processo método lógico seguiu uma sequência de etapas, em que foi realizado um estudo e interpretação sobre desenvolvimento de plataformas gamificadas, para que fosse possível definir as funcionalidades desejadas, produzir a modelagem do sistema e desenvolver a plataforma com os critérios de gamificação aplicados. O resultado mostrou uma plataforma web funcional que atendeu às demandas do projeto, promovendo uma interação eficiente entre os participantes e contribuindo para o sucesso do projeto como um todo.
ARAUJO, Odali DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA GAMIFICADA PARA GERENCIAMENTO DAS INFORMAÇÕES E DIVULGAÇÕES DE ATIVIDADES DO PROJETO INFORMÁTICA E SOCIEDADE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2024. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/4804>. Acesso em: 05 dez. 2025