Autor(es): NAYANA LARA DE AZEVEDO
Palavras-chave: Recuperação, Whitetopping, CBUQ
Defendido/Publicado em: 2018-06-10
Orientador(a): Fernando Moreno Suarte Júnior
Curso: Engenharia Civil
O presente trabalho estuda e compara a recuperação rodoviária por aplicação dos sistemas whitetopping e CBUQ. A malha rodoviária é o principal modal de transporte brasileiro, diante disso, é notória a precisão de recuperações periódicas para manter o bom estado das vias, a segurança e o conforto das mesmas para com os usuários, bem como a necessidade de grandes investimentos para tais serviços. O sistema mais utilizado para recuperação de rodovias no Brasil ainda é o concreto betuminoso usinado a quente, mais popularmente conhecido como CBUQ, no entanto, outro sistema vem sendo implantado e podendo trazer maiores benefícios em relação ao CBUQ, quando se trata de vias que atendem a demanda de grandes cargas, que é o whitetopping, onde basicamente uma camada de concreto é superposta à camada já existente e desgastada de CBUQ, fazendo assim a recuperação da via. Este projeto é um estudo de caráter qualitativo, de cunho exploratório, feito a partir de materiais já publicados, como literaturas, estudos, trabalhos conclusivos, entre outros. Dentre as comparações destacam-se os materiais e suas propriedades, as vantagens e as desvantagens, estudo de caso de rodovias já recuperadas e o estudo de custo para ambos os sistemas. Todo o estudo resulta em concluir de fato qual seria a melhor opção, onde o whitetopping se sobressaiu em relação ao CBUQ em diversos aspectos estudados e analisados.
ESTUDO COMPARATIVO DE RECUPERAÇÃO RODOVIÁRIA POR APLICAÇÃO DOS SISTEMAS WHITETOPPING E CBUQ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/498>. Acesso em: 13 nov. 2024