Autor(es): MATEUS SOUZA PARRIAO

Palavras-chave: Concreto permeável, Compressão, Drenabilidade, Slump Test

Defendido/Publicado em: 2018-05-21

Orientador(a): José Geraldo Delvaux Silva

Curso: Engenharia Civil


Com um grande aumento da expansão urbana, acaba ocasionando o aumento das áreas impermeáveis do solo, que com as chuvas geram alagamentos que ocasiona problemas na cidade que acaba interferindo no ciclo hidrológico além de causar inundações. Uma opção para diminuir esses problemas é desenvolver o estudo e assim utilizar o concreto permeável para as vias de trafego, que também ajuda na recuperação da infiltração do solo. O presente estudo teve como finalidade de estudar os blocos de concreto permeável para uso de pavimento de áreas de trafego leve para Palmas –TO. Realizou-se ensaios laboratoriais de caracterização mecânica e hidráulica para 4 diferentes misturas, sendo dois tipos de traços e variou-se os tipos de agregados. A caracterização mecânica foi realizada com base em testes de resistência à compressão. E para a determinação da permeabilidade foi utilizado teste por anel de infiltração. O material estudado apresentou uma permeabilidade de ordem de 0,0115 m/s, aproximadamente, caracterizando uma alta drenabilidade para o tipo de material. Referente à resistência de compressão, nenhum dos traços testados obtiveram a resistência maior que o mínimo exigido pela NBR 9781/13, sendo que um dos três apresentou uma resistência muito superior aos outros, que foi o traço 1:4 com brita 1 apresentou uma resistência de 27,75 Mpa.


Como citar

PARRIAO, M. S. ANÁLISE DE PERMEABILIDADE E RESISTÊNCIA DO CONCRETO PERMEÁVEL PARA VIAS DE TRÁFEGO LEVE EM PALMAS -TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/520>. Acesso em: 03 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • José Geraldo Delvaux Silva (Presidente)
  • Euzir Pinto Chagas
  • Miguel Ângelo De Negri

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