Autor(es): Robson Ribeiro Amorim
Palavras-chave: Solo mole, geodrenos, aterro sobre solo mole, obras rodoviárias
Defendido/Publicado em: 2018-05-15
Orientador(a): Edivaldo Alves dos Santos
Curso: Engenharia Civil
O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa voltada ao dimensionamento de geossintético do tipo geodrenos, adotado como solução para aterro sobre solo mole tendo como foco as obras viárias. A abordagem do estudo combinou a utilização de drenos verticais e camada de colchão drenante para acelerar o tempo necessário do adensamento total. Para o dimensionamento foi aplicado os parâmetros geotécnicos obtidos através de busca bibliográfica.
As principais etapas deste trabalho abrangeram a elaboração do problema hipotético para a região em estudo; busca de parâmetros geotécnicos reais; o dimensionamento do adensamento primário em cada estaca ao longo do trecho; o tempo necessário para que se ocorra 90% do adensamento total; o dimensionamento de drenos verticais para a redução do tempo total de recalque. Os resultados obtidos ao longo do estudo permitiram a comprovação de que o uso de geodreno acelera o tempo necessário para o adensamento reduzindo assim os gastos com a manutenção.
AMORIM, Robson Ribeiro USO DE GEOSSINTÉTICO DO TIPO GEODRENO COMO ACELERADOR DE RECALQUE EM CONSTRUÇÕES DE ATERRO SOBRE SOLO MOLE EM RODOVIAS Palmas – TO 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/544>. Acesso em: 23 dez. 2024