Autor(es): EVANDRO PEREIRA SILVA
Palavras-chave: Dimensionamento, análise estrutural, Ensaios Laboratoriais, Número “N”
Defendido/Publicado em: 2018-05-22
Orientador(a): Euzir Pinto Chagas
Curso: Engenharia Civil
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a condição da estrutura do pavimento flexível na Rodovia TO-010, no trecho que liga a cidade de Palmas - TO para Lajeado – TO. O pavimento que foi estudado faz ligação para várias cidades, com distância aproximadamente de 54,3 km, sendo que foi avaliado em um trecho iniciando na saída de Palmas – TO com extensão de 15 km. Foram realizados os seguintes levantamentos: levantamento visual contínuo para determinar o nível de condição atual do pavimento e a frequência de patologias mais decorrentes ao longo do percurso. A realização da avaliação estrutural foi pelo método destrutivo, sendo coletadas as amostras das camadas de base, sub-base e subleito em dois pontos, fazendo também os ensaios de umidade e massa especifica aparente seca em campo para cada camada. As amostras foram levadas para o laboratório para caracterização dos estados físicos do solo e sua resistência como: limite de liquidez, limite de plasticidade, granulometria por peneiramento, compactação pelo próctor e o índice de suporte califórnia (CBR). A partir dos dados estudados em laboratório e verificando se atendeu as resistências mínimas, foi possível realizar o dimensionamento pelo método do DNER e comparando se atendeu as espessuras mínimas existentes no pavimento.
SILVA, E. P. ANÁLISE ESTRUTURAL DO PAVIMENTO FLEXÍVEL: estudo de um trecho da rodovia TO-010 em Palmas – TO, sentido Lajeado - TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/551>. Acesso em: 22 nov. 2024