Autor(es): MATHEUS SILVA MORAIS
Palavras-chave: scrum, Gamificação, Mineração de repositório de software, Framework D6, Elementos de jogos
Defendido/Publicado em: 2019-06-01
Orientador(a): Jackson Gomes de Souza
Curso: Ciência da Computação
O presente trabalho aborda a gamificação do desenvolvimento de software por meio da criação do DevMaster, que por sua vez, através da utilização de elementos de jogos, gamifica o ambiente de desenvolvimento de software, de uma equipe que utilize técnicas de
versionamento de código e, adote o Scrum como metodologia de desenvolvimento. Nesse contexto a Fábrica de Software do CEULP/ULBRA foi escolhida, pois além de utilizar o Scrum também utiliza o Gitlab como repositório de código-fonte. Diante disso foi realizado pesquisas teorias a respeito do Scrum, da gamificação e da mineração de repositório de software. Onde na gamificação além de analisar os elementos de jogos, propostos por Werbach e Hunter, para a utilização dos que podem ser mais relevantes para o problema abordado, também foi utilizado o framework D6, também proposto por Werbach e Hunter, que dispõe de seis etapas para a criação de uma boa gamificação, onde no presente trabalho foram aplicadas.
Matheus Morais DEVMASTER: Ambiente gamificado para desenvolvedores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/683>. Acesso em: 25 nov. 2024