Autor(es): BENHUR DE SOUZA SANFELICI DEMORI

Palavras-chave: bacia hidrográfica, método SCS, vazão de projeto, bueiro.

Defendido/Publicado em: 2018-11-26

Orientador(a): Edivaldo Alves dos Santos

Curso: Engenharia Civil


Em estudos para a elaboração de projetos de obras hidráulicas, a análise do uso e ocupação do
solo, juntamente com as equações de chuvas intensas da região, são utilizadas como base para
calcular-se a vazão da chuva a ser adotado em projeto. Tais variáveis permitem maior precisão
no dimensionamento das mesmas, de forma que sejam evitados eventos como inundações,
erosões e rompimentos das obras. Este estudo analisa a contribuição da vazão da chuva em
projeto para o dimensionamento de um bueiro no trecho de transposição do ribeirão Boa
Esperança com a Rodovia TO-080. Obteve-se uma bacia hidrográfica de contribuição com área
de 38,23km², comprimento do talvegue de 13,00km e declividade de 0,0038m/m, dados estes
utilizados como base para o tempo de concentração de 244,55min calculados. A análise do uso
e ocupação do solo quantificou as seguintes classes: pastagem e solo exposto em 29,15km²,
mata de galeria 2,08km² e cerrado 7,00km², e a bacia teve número curva médio de 73,49. A
partir da equação IDF elaborada para o estudo alcançou-se uma intensidade de precipitação de
18,24mm/h e 23,96mm/h para o tempo de retorno de 20 anos, e a lâmina d’água de escoamento
calculada para foi de 45,40mm e de 36,81mm pelo método SCS para o primeiro e segundo
cenário, respectivamente. Enquanto que a conversão em vazão da lâmina foi abordada em dois
cenários o primeiro teve 80,35m³/s de vazão para o tempo de duração de chuva de 6h e o
segundo 95,91m³/s para duração igual ao tempo de concentração. De maneira análoga, a obra
hidráulica foi dimensionada para estes dois cenários, de forma que para o primeiro tivemos um
bueiro retangular quadruplo com 1,40x1,60m, e o segundo um bueiro retangular quadruplo com
1,50x1,65m. Constatou-se, portanto, que a metodologia aplicada neste estudo pode ser
empregada como subsídio para obras de drenagem rodoviária. Verificou-se ainda que o segundo
cenário apresenta maior segurança a possíveis eventos de chuvas intensas em relação ao
primeiro, pois pode suportar maiores vazões e possíveis alterações no uso da bacia hidrográfica.


Como citar

DEMORI, B. S. S. ANÁLISE DA CAPACIDADE HIDRÁULICA DE BUEIRO DA RODOVIA TO-080. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/772>. Acesso em: 03 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Edivaldo Alves dos Santos (Presidente)
  • Carlos Spartacus da Silva Oliveira
  • José Geraldo Delvaux Silva

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