Autor(es): MARCELO BAU DOMENIGHI

Palavras-chave: Água, economia de água, válvula bloqueadora de ar

Defendido/Publicado em: 2018-11-16

Orientador(a): Michele Ribeiro Ramos

Curso: Engenharia Civil


O presente trabalho discute quanto à eficiência da válvula bloqueadora de ar, distribuída com o nome de “Aquamax”, em reter o ar contido nas tubulações de abastecimento de água. Tendo em vista o custo do m³ de água potável tratada, e as taxas cobradas pela concessionária, a conta pode ficar “insalubre” para o consumidor. O “Aquamax”, surge como uma forma dos consumidores que almejam economia, chegando a oferecer 100% de eficiência em reter o ar seja em desabastecimentos ou ainda as possíveis bolhas de ar misturadas a água. Os modelos de peças hidráulicas, conhecidos e apresentados neste estudo, mostram que os aspectos internos dela não se assemelham, em nenhum aspecto, com as válvulas ventosas, as quais tem a função de permitir entrada e saída de ar nas tubulações conforme necessário.
Para realizar este estudo montou-se uma bancada com hidrômetros e manômetros, capaz de mensurar o volume de água, ar e as pressões em que o sistema será submetido, assim então, sendo possível coletar os dados para análise dos resultado. Neste estudo o “Aquamax, não foi eficiente em conter ar misturado na água nas tubulações de abastecimento.


Como citar

marcelo bau domenighi VERIFICAÇÃO DE EFICIÊNCIA DA VÁLVULA AQUAMAX EM RETER O AR CONTIDO NAS TUBULAÇÕES DE ABASTECIMENTO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/788>. Acesso em: 24 nov. 2024

Banca (avaliadores)

  • Michele Ribeiro Ramos (Presidente)
  • Carlos Spartacus da Silva Oliveira
  • José Geraldo Delvaux Silva

Arquivos (download)