Autor(es): ANDRESSA RICHELLY COSTA DOS SANTOS

Palavras-chave: Método destrutivo. Método não destrutivo. Comparativo de custo. Redes de ligação de água. Viabilidade financeira.

Defendido/Publicado em: 2018-11-08

Orientador(a): Denis Cardoso Parente

Curso: Engenharia Civil


Comparativamente o método não destrutivo em relação ao método de abertura de valas nas instalações, manutenção, e substituição de redes de ramais de ligaçãoes de água, apresentam menor duração necessitando de uma mínima escavação na superfície a ser executado as instalações. Avalia-se neste trabalho, o comparativo entre os métodos destrutivos e não destrutivos para execução de instalação de ramais de ligação de água na cidade de Palmas – TO, foram elaboradas planilhas orçamentarias para o método destrutvo e não destrutivo de implantação destes serviços. Identificando-se dentre as praticas adotadas para o sistema de ligação de ramais, os serviços solicitados pelos métodos praticados pela concecionária de abastecimento local, os mais relevantes técnica e financeiramente, bem como as condições de execução e desempenho das obras. Os custos e o desempenho das ligações estão diretamente ligados ao comprimento do ramal e às condições de pavimentos e passeios, conforme dados levantados em obra. Constatou-se que ramais com comprimentos iguais ou maiores que 4 metros o método não destrutivo é mais viável financeiramente.


Como citar

COMPARATIVO DE CUSTO DE LIGAÇÕES DE ÁGUA PELOS MÉTODOS DESTRUTIVO E NÃO DESTRUTIVO: Estudo para cidade de Palmas – TO.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/803>. Acesso em: 05 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Denis Cardoso Parente (Presidente)
  • Fábio Moreira Spínola de Castro
  • Hider Cordeiro de Morais

Arquivos (download)