Autor(es): ANDRESSA BUENO ISOTON

Palavras-chave: Muro de arrimo, Estrutura de contenção, Estudo de caso.

Defendido/Publicado em: 2018-11-06

Orientador(a): Edivaldo Alves dos Santos

Curso: Engenharia Civil


Esta pesquisa apresenta com tema, um estudo de caso de um muro de arrimo que foi realizado na Cidade de Palmas - To, em um lote de área total de 2.160 m², próximo a TO-050, a estrutura projetada deverá conter um maciço de terra de 2,5 metros de altura e de largura de 27 metros. Esse estudo constituirá no desenvolvimento de um projeto para estabilizar a encosta, optando pela solução mais adequada, ou seja, levara em consideração a solução mais economicamente viável, que atenda aos critérios mínimos de segurança estabelecidos pela NBR 11682/2007 e que tenha os materiais adequados e mão de obra disponíveis na região.
Esta pesquisa foi realizada primeiramente pesquisa básica, revisando bibliografias para se ter embasamento teórico necessário para a realização do presente trabalho, abrangendo temas da Estrutura de arrimo, no que se refere à sua aplicação no terreno em questão. Posteriormente foi feita uma pesquisa quali-quantitativa, onde se fez necessário coletar a amostra deformada, posteriormente foi feito os ensaios de caracterização desse solo. Em seguida foi calculado os esforços nos quais estará submetida a estrutura. Assim foi feito a escolha da estrutura, seguindo por um pré-dimensionamento e por fim o dimensionamento da melhor estrutura que se adequa ao estudo em questão. O solo foi classificado como areia silto-argilosa (SP –SC finos CL-ML), o solo no ensaio de cisalhamento direto, apresentou uma coesão de 17,601 KPa, e um ângulo de atrito interno de 5,55°. Assim nos cálculos dos esforços atuantes, obteve-se um empuxo ativo negativo de 25,10 KPa, significando que o reaterro ao se compactar estabiliza, fazendo com que o muro tenha primeiramente uma função de “forma”, para esse solo.
Devido ao valor do empuxo, a área transversal adotada para o muro foi a menor possível, respeitando é claro os critérios de segurança. O muro possui a função além de suporte para esse solo, á de conter eventuais cargas que poderão surgir no maciço. A fim, após a comparação dos valores dos maiores insumos usados no muro de concreto que teve o valor total de R$ 15.568,98, e o muro de gabiao que teve um custo total de R$ 11.3128,14. Assim o muro adotado foi o gabião, pois foi o mais econômico, em torno de 30 % em relação ao muro de concreto.


Como citar

ISOTON, A. B. ESTRUTURA DE CONTENÇÃO: Estudo de Caso de uma Contenção localizada na cidade de Palmas - TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/833>. Acesso em: 14 jan. 2025

Banca (avaliadores)

  • Edivaldo Alves dos Santos (Presidente)
  • Daniel Iglesias de Carvalho
  • Roldão Pimentel de Araújo Junior

Arquivos (download)