Autor(es): THAIANA BRUNES FEITOSA

Palavras-chave: Veículo Aéreo não Tripulado (VANT). Ortomosaico. Código de Obras Municipal.

Defendido/Publicado em: 2018-11-14

Orientador(a): Denis Cardoso Parente

Curso: Engenharia Civil


Inicialmente, os VANTs foram utilizados para fins militares, no entanto, seu uso está
tornando-se cada vez mais atraente para aplicações comerciais e governamentais locais devido
ao enorme potencial de monitoramento e inspeção de propriedades. Na engenharia civil, os
estudos ainda são recentes, tendo como destaque: monitoramento de rodovias (BARROS et
al., 2017); identificação de patologias em pavimento asfáltico (PARENTE et al., 2017);
inspeção de canteiros de obras(MELO, 2016); mapeamento de projetos viários (ALMEIDA,
2014). Tal potencial de uso está diretamente relacionado ao baixo custo, à alta mobilidade, à
segurança oferecida, proximidade com o objeto fotografado e à velocidade de aquisição e
transferência de dados, possibilidade de monitoramento ao longo dos anos através das
imagens, podendo ser utilizado em situações em que uma inspeção tripulada não seja possível.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a confiabilidade da utilização de Veículo
Aéreo não Tripulado (VANT) na compatibilização e adequação de edificações da região norte
de Palmas – TO ao código de obras. Como ferramenta foi utilizado um VANT, softwares para
plano de voo e processamento de imagens. A área de estudo escolhida foi a quadra 407 Norte,
localizada na região norte da cidade de Palmas - TO. Com metodologia que permitisse atestar
a potencialidade dos produtos gerados em termos de fotointerpretação, precisões geométricas
e geográficas, foram feitos sobrevoo e medições em campo. Através das imagens aéreas
obtidas, foi gerado um ortomosaico. A partir do ortomosaico, foram identificadas diretrizes
pré-estabelecidas e posteriormente comparadas com as diretrizes estabelecidas pelo código de
obras municipal. Os resultados encontrados mostram que as imagens aéreas obtidas e o
ortomosaico gerado podem auxiliar de forma confiável, rápida e segura no processo de
compatibilização e adequação das edificações, atestando que a plataforma VANT e os
sensores passíveis de serem acoplados a elas podem servir adequadamente como tecnologia
no estudo proposto. Mesmo apresentando elevado potencial e exatidão no levantamento dos
quantitativos das superfícies, cabe destacar que as condições de voo e a presença de sombra
podem interferir na qualidade das imagens geradas.


Como citar

FEITOSA, T. B. ESTUDO DE COMPATIBILIDADE E ADEQUAÇÃO DE EDIFICAÇÕES DA REGIÃO NORTE DE PALMAS – TO AO CÓDIGO DE OBRAS POR MEIO DE IMAGEAMENTO AÉREO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/840>. Acesso em: 06 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Denis Cardoso Parente (Presidente)
  • Daniel Iglesias de Carvalho
  • Roldão Pimentel de Araújo Junior

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