Autor(es): FAELMA BARROS DA SILVA

Palavras-chave: Pontes. Concreto Armado. Concreto Protendido. Método Construtivo.

Defendido/Publicado em: 2017-05-23

Orientador(a): Daniel Iglesias de Carvalho

Curso: Engenharia Civil


As pontes são estruturas que fazem parte da paisagem urbana, e são indispensáveis para a locomoção numa cidade. Tem o objetivo de transpor um obstáculo, seja ele um rio, córrego, mar, rodovia etc. Dependendo do obstáculo, dimensão e, também, utilização, é denominado de pontes, galerias, passarelas e viadutos. O processo de construção de uma ponte se dá pelo tipo de material a ser empregado. Ao longo da história foram registradas construções de pontes com diferentes materiais, desde pedras ao concreto. No Brasil, é comum a construções de pontes nas rodovias em concreto armado, porém há outras técnicas construtivas que podem ser levadas em consideração na hora de se projetar essas obras de arte. Dentre elas podemos citar o concreto protendido. O presente trabalho tem como finalidade: fazer uma comparação quanto ao custo de se executar uma longarina pelos métodos construtivos: concreto protendido e concreto armado convencional, apresentando o detalhamento deste elemento estrutural por estes dois métodos. Com isso, sendo possível analisar qual método é mais viável economicamente para o modelo estrutural apresentado.


Como citar

SILVA, F. B. COMPARAÇÃO DO CUSTO DE UMA LONGARINA EM CONCRETO ARMADO E EM CONCRETO PROTENDIDO DE UMA PONTE RODOVIÁRIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/882>. Acesso em: 03 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Daniel Iglesias de Carvalho (Presidente)
  • Denis Cardoso Parente
  • Rafael Alves Amorim

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