Autor(es): YASMIN DIRCE MARTINS ARANTES
Palavras-chave: Concreto Convencional, concreto auto adensável, sílica ativa, ensaio de compressão.
Defendido/Publicado em: 2017-05-19
Orientador(a): Elizabeth Hernández Zubeldia
Curso: Engenharia Civil
A preocupação fundamental deste estudo foi comparar dois traços de concreto,
sendo um de concreto convencional (CCV) e outro de concreto auto adensável
(CAA), propondo uma dosagem experimental a partir da dosagem do CCV. Através
de uma revisão bibliográfica sobre o assunto considerando os autores relacionados
a esta pesquisa, foi dosado um traço de referência através do método baseado na
norma ACI 211.1-91 (2005). A partir deste traço de referência foi concebido o traço
de CAA pela adição da sílica ativa e o aditivo superplastificante. Ensaios foram
realizados no estado fresco e endurecidos dos concretos – segundo as diretrizes da
NBR 15823:2010 para o auto adensável. Além dos ensaios físicos e mecânicos, foi
realizada uma comparação de custo entre os dois materiais. O CAA produzido
atendeu aos requisitos mínimos de trabalhabilidade em seu estado fresco, porém
seu custo é insatisfatório, tornando o método proposto inviável.
ESTUDO DE DOSAGEM EMPIRICA DE CONCRETO AUTO ADENSÁVEL BASEADO EM UM TRAÇO DE CONCRETO CONVENCIONAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/903>. Acesso em: 13 nov. 2024