Autor(es): EVEN AMANDA ALVES DA SILVA
Palavras-chave: Mediação de Conflitos, Competências profissionais, Empoderamento estudantil
Defendido/Publicado em: 2016-11-28
Orientador(a): Márcia Mesquita Vieira
Curso: Psicologia
Esta pesquisa explorou o processo de empoderamento de estudantes, a fim de compreender as perspectivas que compõe um território em processo de construção, que é o uso da Mediação de Conflitos. Quanto à finalidade metodológica este trabalho apresenta delineamento de pesquisa aplicada em campo, dado que se concretizou junto a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pois retrata a perspectiva dos participantes; interpretando os fenômenos de acordo com os significados que possuem para eles, neste contexto. Foram realizados grupos focais exploratórios e as informações levantadas submetidas ao método de análise do discurso, pois este propicia realizar uma leitura do texto enfocando a posição discursiva dos sujeitos envolvidos, enquanto produtores de sentidos. Os participantes da pesquisa são Mediadores de Conflitos, ou seja, estudantes das áreas do Serviço Social, da Psicologia e do Direito, que atuam no Projeto “Salas de Mediação” da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Houve recorte amostral e participaram da pesquisa apenas três regionais. Cada regional conta com três estudantes, totalizando assim nove participantes. A coleta de dados foi realizada no período de setembro a outubro de 2016. A partir desta pesquisa foi possível compreender que o processo de empoderamento dos estudantes na atividade encontra-se associado às habilidades desenvolvidas na própria atividade. Ademais, observou-se que a integração e articulação das áreas em estudo, refletem um desenvolvimento ativo e potencial, viabilizando identificar também o perfil das mediações realizadas no estado do TO.
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: um estudo sobre a percepção dos estudantes acerca do empoderamento como mediadores no âmbito jurídico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/914>. Acesso em: 14 nov. 2024