PSICOLOGIA ESCOLAR: identificando possíveis Demandas De Dificuldades de Aprendizagem Por Meio de Protocolo de Rastreio

Talita dos Anjos Lima
Resumo

Este artigo pretende expor o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar na Secretaria Municipal de Educação em Porto Nacional (Tocantins) no sentido de sistematizar os atendimentos realizados pela equipe aos alunos os quais os professores acreditam ter algum transtorno de aprendizagem. Para tanto foi criado um Protocolo de Rastreio de demandas, que observa as questões de orientação têmporo espacial, memória, gnosia visual, estereognosia, gnosia auditiva e espacial; praxias; linguagem (leitura e escrita); cálculos e desenho da figura humana e da família, as quais permitem uma visão mais ampla a respeito das dificuldades apresentadas pela criança. O protocolo não possui caráter avaliativo ou valorativo, mas serve como um norteador a respeito dos procedimentos seguintes na investigação das dificuldades apresentadas pelos estudantes. Após a instituição da utilização do mesmo nas escolas municipais de educação básica, notou-se maior acertabilidade dos encaminhamentos realizados.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2020
249-261
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767