A BUSCA FEMININA PELO CORPO SARADO

Tainá Bernardes, Irenides Teixeira, Fabiano Fagundes, Pierre Soares Brandão
Resumo

O trabalho versa sobre os impactos da cultura midiática e de marketing sobre o público feminino e a geração fitness no que concerne a percepção corporal e exposição feminina nas redes sociais. Com isso, buscou-se verificar fatores psicológicos desencadeantes e/ou mantenedores por trás da busca feminina pelo corpo perfeito pósmoderno junto ao uso do aplicativo Instagram, diante de uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso, cujo objetivo explicativo embasou-se na busca dos fatores por trás da busca do corpo perfeito e a exposição disso em rede. Para tal, foram analisadas publicações de dois perfis de atletas femininas do fisiculturismo na rede social Instagram entre janeiro a dezembro de 2017. Com isso, verificou-se que os discursos publicitários sobre a beleza feminina transformam o corpo em objeto o que corrobora para um condicionamento dos indivíduos a se comportarem de maneira narcísica e ocasionam no aumento da insegurança a partir do fluxo de compartilhamento e retroalimentação positiva percebido nessa rede social, tornando a representação sociocultural do corpo feminino disfuncional.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2019
9-29
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767