ALTVRA: jogo de realidade virtual como apoio ao tratamento de acrofobia

Bruna Medeiros Freitas, Ian M. M. Santos, Fabiano Fagundes, Jackson Gomes de Souza, Irenides Teixeira, Iran Johnathan S. Oliveira, Pierre S. Brandão
Resumo

A Ciência da Computação tornou-se parceira da Psicologia quanto a técnicas de enfrentamento e exposição em tratamento de fobias, possibilitando um melhor desempenho do sujeito. Como exemplo, podem-se citar as tecnologias de Realidade Virtual que facilitam a interação do indivíduo com situações reais em eventos fóbicos, porém em um ambiente virtual, de modo a proporcionar às pessoas meios que permitem sentir e reagir aos estímulos fóbicos no meio virtual com mais segurança, bem como oferecer ao aplicador a possibilidade de controle dos eventos. Considerando este cenário, propõe-se a aplicação da ferramenta ALTVRA, no contexto clínico psicoterápico, que combina a realidade virtual e a técnica de dessensibilização sistemática como recurso terapêutico no tratamento de acrofobia, o medo de altura.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2019
61-71
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767