O presente artigo aborda a importância da Educação Inclusiva e o papel do psicólogo na
promoção da inclusão de estudantes com deficiência, com destaque para a comunidade surda.
A necessidade dos profissionais de psicologia entenderem a Língua Brasileira de Sinais
(Libras) e a cultura surda é enfatizada. O texto destaca que o acesso à Libras vai além da
língua, englobando a compreensão da cultura surda, que é visual e sensorial. Refere-se ao
relato sobre o curso de Libras que ocorreu no Núcleo de Atendimento Especializado ao
Discente voltado para equipe e estagiários. Demonstra como foram realizadas as aulas com
embasamento teórico e as práticas em Libras, no que proporciona a aprendizagem para os
alunos poderem estar aptos ao atendimento de pessoas surdas e promovendo a inclusão e a
saúde mental no âmbito da psicologia escolar. As aulas ministradas por uma instrutora
apresentaram experiências com a junção de teoria e prática da Língua Brasileira de Sinais,
com instrução técnica na importância do conhecimento do universo da comunidade surda para
com os estagiários do Núcleo Alteridade do CEULP-ULBRA Palmas.