A ESPETACULARIZAÇÃO DA MATERNIDADE NAS REDES SOCIAIS

Jucelia Sousa Silva, Irenides Teixeira, Renata Alves Bandeira, Sonielson Luciano de Sousa
Resumo

O trabalho alude sobre a espetacularização materna nas redes sociais e quais aspectos podem estar envolvidos nesse processo. Tendo em vista que há uma forte influência, utilização e exposição nos aparatados tecnológicos, bem como a inserção de crianças nesse meio, buscou-se relacionar o uso das redes sociais no percurso da gravidez e maternidade, com o objetivo de identificar a partir de narrativas maternas o impacto dessa relação mediada por imagens na subjetividade do sujeito, os fatores psicológicos, e a representação do narcisismo materno nas redes sociais. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental de primeira de mão. Para análise dos resultados foi empregue a abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, descritivo e explicativo. Foram analisadas entre setembro de 2018 a setembro de 2019 as publicações (desde a descoberta da gravidez até o mesversário de 10 e 12 meses dos bebês) de dois perfis maternos (perfil padrão e comercial) nas redes sociais Instagram e Facebook. Os resultados indicaram que há uma espetacularização materna nas redes sociais, permeada por um conjunto de fatores, os quais envolvem o narcisismo materno, cultura material, pressão social, capitalismo e aspectos psicológicos intrínsecos a esse contexto.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2020
8-31
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767