EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL À PESSOAS SURDAS

ANA LUIZA CORADO PUGAS, MARCOS WESLEY SOUSA DE OLIVEIRA COSTA, ADRIELE FREIRE MONTEIRO, ANA LETÍCIA COVRE ODORIZZINI MARQUEZAN, ANGELA VITÓRIA FEITOSA COSTA, LETÍCIA KAROLINY OLIVEIRA DA SILVA, NAYARA REZENDE AZEVEDO, THAÍS MOURA MONTEIRO
Resumo

O presente artigo aborda a importância da Educação Inclusiva e o papel do psicólogo na
promoção da inclusão de estudantes com deficiência, com destaque para a comunidade surda.
A necessidade dos profissionais de psicologia entenderem a Língua Brasileira de Sinais
(Libras) e a cultura surda é enfatizada. O texto destaca que o acesso à Libras vai além da
língua, englobando a compreensão da cultura surda, que é visual e sensorial. Refere-se ao
relato sobre o curso de Libras que ocorreu no Núcleo de Atendimento Especializado ao
Discente voltado para equipe e estagiários. Demonstra como foram realizadas as aulas com
embasamento teórico e as práticas em Libras, no que proporciona a aprendizagem para os
alunos poderem estar aptos ao atendimento de pessoas surdas e promovendo a inclusão e a
saúde mental no âmbito da psicologia escolar. As aulas ministradas por uma instrutora
apresentaram experiências com a junção de teoria e prática da Língua Brasileira de Sinais,
com instrução técnica na importância do conhecimento do universo da comunidade surda para
com os estagiários do Núcleo Alteridade do CEULP-ULBRA Palmas.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2023
87-96
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767