USO DA COMPAIXÃO E MINDFULNESS EM DINÂMICAS DE GRUPO PARA A DIMINUIÇÃO DE ANSIEDADE EM ESTUDANTES

Caroline Santos Rocha ; Cintia dos Santos Della Libera ; Emilly Letícia Bertamoni Silva ; Gabriela Botelho Guimarães; Maria Clara Martins de Paula; Matheus Wanderley de Souza Gonçalves; Sara Nunes Barboza Soares; Sonielson Luciano de Sousa
Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar quais são os impactos do Mindfulness e da Compaixão
em jovens estudantes e analisar se ocorre diminuição de ansiedade. Este trabalho
fundamentou-se em referenciais teóricos utilizando a pesquisa bibliográfica, buscando por
meio desses instrumentos evidenciar os dados acerca das práticas citadas dentro do ambiente
escolar. Com os resultados das pesquisas realizadas foi possível concluir que práticas
baseadas em Mindfulness e Compaixão voltadas para estudantes apresentam efeitos positivos
como a remissão de sintomas causados pelo estresse, ansiedade e depressão, além de melhora
nas funções cognitivas.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2023
459-468
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767