GRUPO DE ORIENTAÇÃO DE PAIS: VIVÊNCIAS EM UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PARA A QUALIDADE DA INTERAÇÃO FAMILIAR

Jackelaynne Coelho Eufrázio, Ludimila Alves de Souza , Thaís Moura Monteiro e Ana Beatriz Dupré Silva
Resumo

Neste artigo será relatada a experiência de três acadêmicas concluintes do curso de Psicologia durante a execução do Programa de Qualidade na Interação Familiar, que propõe um grupo de orientações para pais, desenvolvido no serviço de psicologia de um centro universitário. A princípio serão abordados aspectos relacionados à teoria que norteia as atividades propostas, neste caso, a Análise do Comportamento e sua aplicação nos processos clínicos, inclusive grupais. Em seguida, serão apresentadas características de um grupo de pais, principais necessidades e anseio desse público. Além disso, o relato de experiência das acadêmicas será apresentado no intuito de promover reflexões acerca desse tipo de prática clínica. Foi possível constatar que o trabalho com o grupo foi de grande valia e atingiu o seu objetivo. Isto, à medida que favoreceu o autoconhecimento dos pais, proporcionando um espaço para que estes analisassem melhor suas práticas parentais e tivessem condições de modificá-las ou reforçá-las de modo a torná-las mais efetivas para educação de seus filhos.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2016
35-46
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767