RELATO DE INTERVENÇÃO COM ECONOMIA DE FICHAS COM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Michelle Sales Zukowski , Flor de Lyss Feitosa da Silva e Fabiana Fleury Curado
Resumo

O presente artigo descreve uma intervenção realizada com o sistema de economia de fichas, através da disciplina de intervenção na educação oferecida pelo curso de Psicologia. A intervenção ocorreu com alunos da turma do 1o ano do ensino fundamental, com a proposta de incentivar a hábitos estudantis em toda turma e de diminuir episódios agressivos em um aluno específico. Para determinar a melhor forma de intervir foram realizadas 4 sessões de observação. Posteriormente foi realizado um estudo teórico e determinado a melhor forma de intervenção. A intervenção ocorreu em 5 sessões, 3 delas foram contabilizadas. A intervenção consistiu em recompensar com fichas que tinha valores simbólicos, comportamentos pré-estabelecidos e considerados satisfatórios durante os dias de aula. No final da semana os alunos trocaram as fichas que conquistaram por doces e brinquedos. A intervenção mostrou-se positiva para a queixa de hábitos estudantis, apesar disso a intervenção não foi eficaz para a queixa de agressividade. Após a análise dos dados percebeu-se que 46,14% dos alunos apresentaram melhora nos comportamentos de hábitos estudantis. Devido ao resultado apresentado a professora se comprometeu a continuar com o uso das fichas, pois acredita-se que se a intervenção tiver continuidade a longo prazo melhores resultados poderão ser obtidos.

CAOS – CONGRESSO ACADÊMICO DOS SABERES DA PSICOLOGIA 2016
105-118
Palmas-TO
e-ISSN:2447-0767